Não desvie o olhar dos deslocados em Moçambique!


Após 14 anos de trabalho na província de Cabo Delgado e após se ter instalado uma crise humanitária, em Outubro de 2017, devido ao ataque de grupos armados, no Norte de Moçambique, que atingiu mais de 1 milhão de pessoas, metade das quais crianças, a Helpo tem vindo a intervir no apoio a estas pessoas, através da entrega de kits alimentares; realização de rastreios nutricionais a grávidas, lactantes e crianças até aos 5 anos de idade; reintegração escolar das crianças deslocadas e apoio aos jovens na formação em Empreendedorismo e Criação de Planos de Negócios. (Maio, 2023)

Como ajudar?

IBAN: PT50 0010 0000 3483 3480 00619

Ser Solidário (Multibanco ou MB Way)

 


O Audácio é uma das 235 crianças bolseiras que a Helpo apoiava nos estudos em Mocimboa da Praia, uma das aldeias de Cabo Delgado atacadas pelos insurgentes.
O Audácio tem 8 anos e, como centenas de milhares de outras crianças, não desistiu da vida e fugiu da sua aldeia para escapar à morte.
A Helpo também não desistiu do Audácio e reencontrou-o a 450 km de casa, em Pemba, para ter a certeza de que estava bem e de que a desistência escolar precoce não seria mais uma tragédia na sua vida.
No âmbito deste projeto de relocalização das famílias refugiadas da guerra, a Helpo já reencontrou 49 famílias, num total de 331 deslocados. O apoio financeiro da Helpo chega neste momento a 164 alunos deslocados na escola primária e 17 na secundária, para garantir a continuidade do percurso escolar e o sustento diário destas crianças.
Se também quer fazer parte da ajuda no longo caminho que estas crianças ainda têm pela frente, pode apoiar o nosso projeto fazendo um donativo.

 

Resumo da intervenção de apoio às pessoas deslocadas 

(Dados referentes ao ano de 2022)