Congresso de Nutrição e Alimentação, em São Tomé e Príncipe

O Congresso de Nutrição e Alimentação reuniu mais de 150 participantes, entre representantes do Governo, sociedade civil, agências das Nações Unidas e Universidades. O evento foi organizado em parceria entre o CONSAN-STP (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) e a Helpo, refletindo o empenho conjunto na promoção da segurança alimentar e nutricional no país. A sessão de abertura contou com a presença do Ministro da Agricultura, Pescas e Desenvolvimento Rural e o encerramento foi presidido pelo Ministro da Saúde, reforçando o compromisso político no combate à malnutrição, em São Tomé e Príncipe. Paralelamente às sessões temáticas, o congresso integrou uma Feira de Produtos Locais e Transformados, bem como uma exposição de trabalhos realizados por diferentes organizações, destacando iniciativas e boas práticas que contribuem para a melhoria da nutrição e da segurança alimentar no país. Durante o evento, ficou clara a necessidade de uma abordagem multissectorial, com todos os Ministérios a adotarem estratégias conjuntas para garantir uma resposta eficaz e sustentável aos desafios identificados. Foi, igualmente, sublinhada a importância de fortalecer o Programa Nacional de Nutrição, assegurando coordenação e recursos adequados. O balanço final do congresso será partilhado com todos os parceiros, servindo de ponto de partida para ações concretas, rumo a uma melhor nutrição em São Tomé e Príncipe. Esta atividade, está integrada no projeto PANMI - Programa de Acompanhamento Nutricional Materno-Infantil, implementado pela Helpo, em parceria com a Direção dos Cuidados de Saúde do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe, e financiado por um mecenas particular.

Selma Uamusse é a nova presidente da Helpo

Artista multifacetada e empenhada ativista pelos direitos humanos, a cantora Selma Uamusse assume a presidência da direção da Helpo, sucedendo a António Perez Metelo. “É com muita honra e sentido de responsabilidade que abraço a presidência da Helpo. Estou pronta, contem comigo!”, afirma Selma Uamusse no testemunho vídeo que gravou para anunciar as suas novas funções. É com grande felicidade e com a certeza de termos tomado a melhor decisão que recebemos a resposta positiva de Selma Uamusse ao convite para liderar a presidência da Helpo. Nascida em Maputo, de onde saiu ainda criança para viver em Portugal, Selma Uamusse tem uma carreira artística reconhecida internacionalmente, mas é sobretudo uma mulher de causas, que tem dado voz e se tem empenhado em diferentes ações e movimentos pela defesa dos direitos humanos, e que há muitos anos colabora e se associa a projetos e campanhas da Helpo. Kanimambo, Selma. Estamos juntos!

Mergulhão - Um mar, o mundo todo!

O Mergulhão teve lugar em 4 países e envolveu mais de 600 pessoas. Acreditando no poder dos gestos simbólicos e de união global, a Helpo convidou Organizações parceiras, levando mais de 600 pessoas a mergulhar por um mundo mais justo, solidário e pacífico, em 4 países: Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau. Uma ação conjunta de sensibilização pela paz, empatia e cooperação entre povos, que juntou centenas de pessoas, numa onda de solidariedade!

Projeto Futurando - Maputo, Moçambique

Em Maputo, capital de Moçambique, a educação também é um desafio: também os alunos desistem da escola, também as raparigas enfrentam questões de desigualdade de género, também as famílias sentem dificuldades em garantir o acesso à educação dos seus filhos. No ano lectivo de 2021, a Helpo abraçou este desafio e criou o projecto Futurando – Promoção da educação na cidade de Maputo. Abrangendo e apoiando 11 Escolas Secundárias públicas da Cidade de Maputo, o Futurando apresenta um programa de bolsas de estudo de ensino secundário e de ensino superior para estudantes de famílias mais carenciadas, para além da dinamização de um espaço de acesso ao conhecimento com uma biblioteca pública: o Centro Futurando. Até 2024, foram atribuídas 2648 bolsas de estudo para estudantes da 7.ª à 12.ª classe, e 53 bolsas de estudo para o ensino superior, distribuídas por 22 licenciaturas de Instituições públicas de ensino superior em Moçambique. Veja o vídeo e conheças as histórias dos bolseiros José, Albertina e Otília.

Lanche escolar, em Moçambique.

O lanche escolar já chega a 15.916 crianças, no Norte de Moçambique. No norte de Moçambique (Nampula e Cabo Delgado), 14 escolas primárias e escolinhas (jardins de infância), já beneficiam de um lanche escolar, entregue pela Helpo, e que chega a 15.916 crianças. Este lanche, para além do aporte nutricional, é um grande incentivo ao aumento da frequência escolar, em realidades onde o abandono e assiduidade escolar são muito elevados. Mucussete Selemane, Diretor da Escola Primária de Nawitipele, em Nampula, fala-nos da importância deste apoio. “Kochukuro” (obrigado) a todos os que tornam esta atividade possível, como foi o caso do Agrupamento de Escolas de Alapraia, que recolheu fundos para apoiar este projeto.

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades