Programa Vida Sem Álcool, em São Tomé e Príncipe

No âmbito do projeto ProVISA - Programa Vida Sem Álcool em São Tomé e Príncipe, iniciámos a campanha de sensibilização nas escolas secundárias em São Tomé e Príncipe, aos alunos do 9.º ao 12.º ano. O projeto visa reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, promovendo a Saúde Mental em São Tomé e Príncipe, e contribuir para melhorar o estado nutricional da população materno-infantil, das adolescentes e mulheres adultas do país. É um projeto de 2 anos e nasceu de um trabalho conjunto entre a Associação Helpo e o Instituto de Droga e Toxicodependência (IDT), órgão do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe (STP). Teve, ainda, como parceiros o SICAD - Serviço de intervenção nos comportamentos aditivos e dependências, do Ministério da Saúde de Portugal, e é financiado pelo Camões, I.P, UNICEF e Helpo.

Série documental "Educar com tradição em São Tomé e Príncipe"

Série documental de 5 episódios, integrada no projeto “Valorização de Educação Pré-Escolar em São Tomé e Príncipe através do conhecimento e da utilização de recursos locais”, implementado pela ONGD Helpo no norte da ilha de São Tomé, durante 35 meses, entre janeiro de 2020 e novembro de 2022.

I Fórum dos Problemas Ligados ao Álcool em São Tomé e Príncipe

Dirigido a governantes e pessoas influentes na tomada de decisão em São Tomé e Príncipe, este Fórum teve como objectivo consciencializar e dar voz à problemática do Alcoolismo. O projeto “Grávida sem álcool, Bebé com saúde” é cofinanciado pelo Camões, I.P., com a parceria técnico-científica do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e ainda com a parceria do Instituto de Droga e Toxicodependência, da Câmara Distrital de Caué e da Área de Saúde de Caué.

A SIC foi à escola conhecer o MUDARTE

O bullying e o ciberbulying, o racismo, a violência no namoro, a homofobia: são problemas com que, cada vez mais, os jovens se confrontam e para os quais precisam encontrar soluções para os resolver de forma pacífica. O Projeto Mudarte, implementado pela Associação Helpo, vai às escolas “dar palco à violência e a SIC foi espreitar como se faz. Reportagem emitida na rubrica Janela de Esperança, no Primeiro Jornal da SIC, no dia 25/07/2022.

Crianças deslocadas de Cabo Delgado em livro infantil da Helpo

“A Aldeia que os Monstros Engoliram” é o título do livro infantojuvenil, com texto de Maria João Venâncio e ilustrações de Luís Cardoso, que aborda o drama vivido pelas crianças deslocadas de Cabo Delgado. O livro conta a história de Suzi, uma menina de 10 anos que se viu obrigada a fugir de casa, em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, e caminhar centenas de quilómetros para escapar aos “monstros” que atacaram a sua aldeia, na esperança de chegar a um lugar seguro. “Este livro traz-nos um olhar desassombrado, terno e solidário sobre as muitas provações enfrentadas pelas crianças moçambicanas”, refere o Secretário-Geral da ONU, Eng. António Guterres, que assina o prefácio. Graças ao financiamento da GALP e apoio do Camões I.P., este livro reverte, na totalidade, para os projetos implementados pela Helpo. Pode adquirir este livro diretamente com a Helpo.