Ruínas do Rio

Ruínas do Rio

Há 3 anos, o ciclone tropical Idai atingiu o centro de Moçambique e chegou à pequena localidade de Dombe. Centenas de pessoas morreram e a maioria viu suas casas e parte das suas vidas serem arrastadas pela água.

O régulo Zichau, a velha Rainha, a jovem Joana, mãe de 3 filhos, e Hélia, a nutricionista da ONGD Helpo, são 4 moradores de Dombe que viram as suas vidas “inundadas” depois do rio ter voltado à terra que já foi sua. Mas, afinal, quem é Djuzo e porquê tamanho castigo?

Ruínas do Rio é um poema em forma de filme, que presta homenagem às vidas desse lugar encantado, onde as árvores dialogam com as pessoas e o rio ecoa o canto antigo da sereia.

O filme ilustra a extraordinária contemporaneidade de sociedades tradicionais, ainda vistas como arcaicas, mas que sempre defenderam conceitos que hoje algumas das vozes mais progressistas da ciência e da filosofia retomaram, como a urgência de dialogar com todas as formas de vida que nos rodeiam, por forma a reequilibrar e salvar o planeta.

Este filme, realizado pela moçambicana Yara Costa, é um relato das histórias de coragem e superação de sobreviventes do Idai, na região de Dombe, província de Manica, onde a Helpo constituiu a Missão de Emergência para o apoio às populações afetadas pelo ciclone.
 

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades