Helpo atua em situação de emergência, após passagem de ciclone Gombe em Moçambique

Helpo atua em situação de emergência, após passagem de ciclone Gombe em Moçambique

Os danos que conseguimos apurar até à data, na Província de Nampula, nas comunidades onde a Helpo está presente, foram significativos. Só na Ilha de Moçambique, foram destruídas 2204 habitações e outras 1438 foram afetadas. 100 escolas foram destruídas e 12972 alunos estão sem condições para ir à escola. As estruturas de saúde também sofreram danos e há 5 vias de acesso intransitáveis.

Em Nampula, registámos danos em 9 escolas acompanhadas pela Helpo, onde se incluem salas de aula completamente inutilizadas, quer por falta de cobertura, quer por terem sido totalmente derrubadas. Os danos estendem-se a outras estruturas escolares como as instalações sanitárias, os fornos escolares, os gabinetes administrativos, alpendres e pátios.

Entre os dias 13 e 14 de março, distribuímos 72 kits alimentares a famílias na Ilha de Moçambique, compostos por farinha, latas de sardinha enlatada, óleo e sabão, e foram entregues 3 motosserras ao Conselho Municipal para colaborar no desimpedimento das vias públicas.
A Helpo integra o Cluster da Educação em Emergência em Moçambique, com o qual já se encontra em articulação no local, e encontramo-nos a preparar relatórios para entrega a parceiros, com os danos verificados nos projetos implementados no terreno.

Apurámos 120.000€ de custos necessários para reparar os danos causados pelo ciclone e para apoiar as famílias afetadas, pelo que apelamos à sua ajuda! Sabemos que vivemos um período conturbado, em que todos somos convidados a participar de alguma forma, mas todo o apoio possível é bem vindo!

Poderá fazê-lo através de donativo para a conta de emergência da Helpo: IBAN PT50 0010 0000 34833480006 19 ou através do Ser Solidário (MbWay ou Multibanco).
 


Galeria de imagens:

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades