Os Futuros Presidentes estão em Maputo
A exposição de fotografias e textos "Futuros Presidentes de Moçambique", do escritor Ricardo Henriques e do fotógrafo Luís Mileu, chegou a Maputo e pode ser visitada no Camões – Centro Cultural Português , com entrada gratuita, até ao dia 29 de Março.
Os autores estiveram durante duas semanas em Cabo Delgado e em Nampula, a convite da Helpo, para captar a realidade em que vivem muitas crianças moçambicanas. Dessa viagem pelo norte do país resultou o trabalho agora apresentado em Maputo, depois de já ter sido exposto na Assembleia da República Portuguesa e na Ribeira das Naus, em Lisboa.
A exposição apresenta os rostos e conta a história de vinte crianças que vivem em zonas rurais, evidenciando também o retrato das comunidades em que estão inseridas. Comunidades rurais, distantes e vulneráveis, onde falta quase tudo.
O projeto tem por base a ideia de que a educação pode transformar a vida a milhões de crianças, alertando para a importância de deixar que as crianças sejam simplesmente crianças com direito aos seus sonhos. Com esta exposição, a Helpo pretende deixar uma mensagem forte: a de que através do acesso à educação qualquer criança pode vir a ser o que quiser, até Presidente da República.
A exposição estará em Maputo até ao dia 29 de Março e estão previstas visitas guiadas com escolas de Maputo, para que mais crianças se possam questionar sobre quais são os seus sonhos para o futuro. O trabalho do escritor Ricardo Henriques e do fotógrafo Luís Mileu, rumará depois a Nampula, Ilha de Moçambique e Beira.