NÃO POUPAMOS ESFORÇOS: Emergência Cabo Delgado

NÃO POUPAMOS ESFORÇOS: Emergência Cabo Delgado

 

No passado dia 5 de Junho, os terroristas em Cabo Delgado atacaram a aldeia de Nanduli, situada a cerca de 30 km da Comunidade de Silva Macua, onde a Helpo trabalha desde 2009, dando origem a uma sequência de ataques e incidentes nos distritos de Ancuabe, Metuge e Mecufi, dois deles distritos limítrofes de Pemba, capital da província de Cabo Delgado.

O distrito de Metuge é o segundo distrito com maior concentração de pessoas deslocadas desde que se assistiu ao início dos conflitos armados em 2017, e as pessoas estão a viver esta situação tumultuosa com grande inquietação, tendo originado uma nova fuga, que a OIM estima que, para já, resulte na deslocação de mais 12.000 pessoas.

A Helpo trabalha nas localidades de Silva Macua, Mahera, Impire, Miéze e Ngoma, nos três distritos referidos, e está a seguir a situação com profunda preocupação e proximidade, sendo que, para já, a normalidade desapareceu das aldeias, escolas e casas, com mais de um terço das escolas do distrito de Ancuabe fechadas, a título de exemplo.

A nossa atenção foca-se na instabilidade que recai sobre a vida das crianças e jovens, que mais uma vez se veem privados de uma frequência escolar regular (após dois anos de profundas disrupções no acesso a este serviço), com todas as consequências que este aspeto acarreta para o seu futuro; e na situação de extrema vulnerabilidade em que se encontrarão mais uma vez as famílias em fuga, sem acesso àquilo que lhes permita sobreviver e suprimir as suas necessidades mais básicas.

Este episódio vem recordar-nos que, embora com menor mediatismo, o conflito armado no norte de Moçambique não findou, e a profunda crise de deslocados e suas consequências continuam a merecer-nos toda a atenção e empatia, e a exigir-nos a mobilização de esforços e recursos necessários para responder a quem mais uma vez precisa de toda a ajuda possível.

Ao nosso alcance, está dar o apoio necessário às pessoas e instituições, para que haja um retorno à normalidade em termos de acesso a bens essenciais e de serviços básicos, e não pouparemos esforços nesse sentido.

Agradecemos todo apoio fundamental que as crianças e suas comunidades recebem, através de todos os que nos têm ajudado a cumprir a nossa missão, e esperamos continuar a ser merecedores da vossa confiança.

A Helpo recebe apoios para fazer face a esta situação através da sua conta dedicada à resposta às emergências:

IBAN PT50 0010 0000 34833480006 19

ou através do Ser Solidário - MbWay ou Multibanco.

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades