Crianças deslocadas de Cabo Delgado em livro infantil da Helpo

Crianças deslocadas de Cabo Delgado em livro infantil da Helpo

“A Aldeia que os Monstros Engoliram” é o título do livro infantojuvenil, com texto de Maria João Venâncio e ilustrações de Luís Cardoso, que aborda o drama vivido pelas crianças deslocadas de Cabo Delgado, e que já pode ter em sua casa.

O livro conta a história de Suzi, uma menina de 10 anos que se viu obrigada a fugir de casa, em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, e caminhar centenas de quilómetros para escapar aos “monstros” que atacaram a sua aldeia, na esperança de chegar a um lugar seguro.

“Este livro traz-nos um olhar desassombrado, terno e solidário sobre as muitas provações enfrentadas pelas crianças moçambicanas”, refere o Secretário-Geral da ONU, Eng. António Guterres, que assina o prefácio.

Graças ao financiamento da GALP e apoio do Camões I.P., este livro reverte, na totalidade, para os projetos implementados pela Helpo e pode ser adquirido diretamente nos escritórios da Helpo em Cascais, com um donativo de 12€. 

Em alternativa, pode receber o livro por correio, fazendo uma transferência para o IBAN PT50 0010 0000 34833480006 19 ou através do MB Way (escolha a opção “Ser Solidário”, selecione a Associação Helpo e introduza o montante e o seu NIF). O comprovativo do pagamento deve ser enviado para paulofernandes@helpo.pt ou sofianobre@helpo.pt com indicação de nome, morada, NIF e, se possível, contacto telefónico. 

.....................................................

“A Aldeia que os Monstros Engoliram” foi apresentado a 20 de junho, Dia Mundial do Refugiado, e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, da Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, que tutela a pasta das Migrações, Ana Catarina Mendes, do embaixador de Moçambique em Portugal, Joaquim Bule, do CEO da Galp, Andy Brown, da vereadora da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, Laurinda Alves, entre muitas outras entidades e personalidades.

A festa foi ainda engrandecida com a performance de músicos refugiados afegãos, a presença de famílias refugiadas da Ucrânia apoiadas pela Helpo, a leitura do livro pela cantora Selma Uamusse e por dezenas de crianças, que tornaram este dia ainda mais especial.


Galeria de imagens:

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades