Apresentação dos resultados do Projecto POPMISA - Estudo sobre consumo de álcool na população materno-infantil em São Tomé e Príncipe

Apresentação dos resultados do Projecto POPMISA - Estudo sobre consumo de álcool na população materno-infantil em São Tomé e Príncipe

No âmbito do projecto POPMISA - População materno-infantil sem álcool em São Tomé e Príncipe, foram apresentados os resultados do diagnóstico de consumo de bebidas alcoólicas pela população materno-infantil e lançada a campanha de sensibilização que irá decorrer a nível nacional.
O projecto, implementado pela Helpo, em parceria com o Programa Nacional de Nutrição e Programa de Saúde Reprodutiva da Direcção dos Cuidados de Saúde da RDSTP, e com o apoio técnico do SICAD - Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, é cofinanciado pelo Camões, I.P. e pela Direção-Geral da Saúde de Portugal.

A apresentação decorreu no Centro Cultural Português - São Tomé e Príncipe, por videoconferência entre este país africano e Portugal, devido à situação de pandemia que atravessamos.
A cerimónia foi presidida pelo Dr. Gilberto Frota, representante da Direção dos Cuidados de Saúde do Ministério da Saúde - São Tomé e Príncipe, e contou com as intervenções do Dr. Manuel Cardoso e Dra. Ludmila Carapinha, do SICAD, da Profª. Olívia Pinho, da FCNAUP, da Eng.ª Antónia Neto, do CIAT - Centro de Investigação Agronómica e Tecnológica de STP, da nutricionista Dilúvia D'Abreu, do Programa Nacional de Nutrição de STP, bem como da nutricionista Madalena Ortigão, da Helpo.


Com este trabalho, cujos dados mais relevantes apresentamos na infografia que se segue, além dos consumos de bebidas alcoólicas por parte de mulheres grávidas, aleitantes e crianças menores de cinco anos, e das suas perceções sobre esse consumo, foi analisado o teor de álcool do vinho da palma. Com estes resultados, os profissionais de saúde e outros intervenientes têm agora dados mais concretos, que vêm complementar a sua atuação clínica.

O relatório completo dos resultados poderá ser consultado aqui: https://helpo.pt/pt/popmisa.

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades