Ciclone Gombe atinge Moçambique e provoca muitos danos

Ciclone Gombe atinge Moçambique e provoca muitos danos

A tempestade Gombe chegou à costa moçambicana pelas 03h00 (01h00 em Lisboa) na categoria de ciclone intenso com chuva torrencial e vento de 165 quilómetros por hora, com rajadas superiores a 200, deixando um cenário de destruição e havendo já registo de mortes naquela região.

A Helpo está a preparar o apoio de emergência na Ilha de Moçambique, procedendo, no imediato, à distribuição de comida e de roupa às populações, e reconstrução de casas e outras estruturas danificadas.

Estamos, neste momento, a fazer o levantamento de necessidades e a aferição de estragos, com a equipa de prontidão e resposta às calamidades e desastres da Ilha de Moçambique, e diretamente junto da população, com 4 técnicos e 2 viaturas à disposição do dispositivo de resposta.

O objetivo, para além do apoio imediato com os bens de primeira necessidade, é fazer uma avaliação dos estragos nas estruturas escolares e de saúde, para compreender em que medida podemos participar na reconstrução destas instalações.

A tempestade atinge Moçambique três anos depois de os ciclones Idai e Kenneth terem fustigado, respetivamente, as regiões centro e norte do país naquela que foi uma das mais severas épocas chuvosas de que há memória.

Poderá apoiar as pessoas afetadas pela passagem do ciclone através de donativo para a conta de emergência da Helpo: IBAN PT50 0010 0000 34833480006 19 ou através do Ser Solidário (MbWay ou Multibanco).
Obrigado por nos permitir estar na linha da frente a apoiar estas pessoas no momento em que mais precisam!
 


Galeria de imagens:

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades