Futuros Presidentes na Assembleia da República

Futuros Presidentes na Assembleia da República

É já no dia 11 de abril que chegam aos corredores da Assembleia da República 20 fotografias e 20 textos que retratam as visões e as histórias de meninos que vivem em comunidades apoiadas pela Helpo em Moçambique, ou seja, nas comunidades rurais mais desfavorecidas deste país. O trabalho que agora se apresenta em exposição, e que é inaugurado na Sala dos Presidentes da Assembleia da República, é da autoria de Luís Mileu, fotógrafo, e Ricardo Henriques, escritor, e resulta de uma viagem de cerca de duas semanas que os dois artistas fizeram a Moçambique.

A exposição é simultaneamente uma crítica e um "apelo", uma vez que todas estas crianças poderão vir a ser presidentes de Moçambique, desde que tenham acesso a condições básicas de vida, como alimentação e educação, condições para as quais a Helpo trabalha diariamente neste país.

A iniciativa Futuros Presidentes acontece após um repto da agência Big Fish a Luís Mileu e Ricardo Henriques como forma de apoiar a HELPO ONGD na angariação de fundos, através da consignação de IRS, para alocar a iniciativas de educação e nutrição em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

O projecto Futuros Presidentes é o segundo trabalho do género do fotógrafo Luís Mileu e do escritor Ricardo Henriques. Os dois são, também, autores de Americans.45, um projeto pela estrada fora que colecionou retratos de cidadãos norte-americanos nas vésperas da eleição histórica de Donald Trump e que esteve entre os nomeados pela Sociedade Portuguesa de Autores para prémio da melhor exposição de fotografia do ano de 2017.

 

 

 

 

Partilhar

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

Mantenha-se a par das nossas novidades