Exposição "Pensa, Vive e Sente..."

A inauguração da exposição "Sonha, Vive e Sente..." teve lugar no dia 17 de fevereiro, no Descobertas Boutique Hotel, na Ribeira do Porto. A mostra é composta por 20 fotografias, captadas por Ana Borges, que em outubro passado esteve em Moçambique com a Helpo. A receita das vendas reverte para os projetos que a Associação implementa.

6 novas salas de aula graças aos 0,5% do IRS dos portugueses

A Helpo construiu mais 6 salas de aula na comunidade de Natoa, no Distrito de Rapale, Província de Nampula. Este apoio foi possível graças à consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes portugueses. A Helpo tem vindo a alocar os donativos recolhidos com a consignação do IRS à construção de estruturas escolares no Norte de Moçambique, sendo que se propõe, com o valor dos contribuintes do ano de 2017, construir, este ano, mais 6 salas de aula, 3 na comunidade de Maunha e 3 na comunidade de Munimaca, ambas no distrito de Nampula. A Helpo já construiu, desde 2008, 58 salas de aula em alvenaria. Mais uma vez, a cruzinha no sítio certo voltou a fazer a diferença para milhares de crianças!

Ngoma, a mais recente comunidade apoiada pela Helpo

Ngoma, situada a cerca de 40km da capital da província de Cabo Delgado, Pemba, é a mais recente comunidade apoiada pela Helpo. A Escola Primária Completa de Ngoma tem aproximadamente 430 alunos e possui apenas uma sala de aula em alvenaria. Assim, ainda persistem desafios para alcançar as condições mínimas para a ocorrência normal do processo de ensino e uma aprendizagem tranquila e motivadora para as crianças. Através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância vai ser possível prestar o apoio mínimo necessário à comunidade.

Ludoteca das Fontainhas - Feliz Natal!

Um divertido balanço de algumas atividades dinamizadas durante o 1º Período deste ano letivo na Ludoteca das Fontainhas. No seu 3º ano letivo de funcionamento, a Ludoteca das Fontainhas deu um pulo! Neste espaço já não cabe somente uma Ludoteca… Neste espaço estamos a ver crescer a sede de muitos projetos e atividades da Helpo a nível nacional. No Bairro das Fontainhas, em Cascais, a Helpo é cada vez mais uma entidade de referência para as famílias, estando atualmente a intervir em quatro eixos: Apoio à Infância, apoio à comunidade, promoção da saúde e prevenção da violência. Visite-nos na sede da Helpo e saiba como apoiar este projeto!

Apadrinhe!

Apadrinhe uma criança à Distância em Moçambique ou São Tomé e Príncipe, através da Helpo. Preencha o formulário em Apadrinhamento.

Helpo - Inauguração de 3 salas de aula em Teacane

No âmbito da intervenção do Programa de apoio à educação e desenvolvimento integrado da criança (PAEDIC) da Helpo, a madrinha Paula Teixeira angariou fundos para a construção de um edifício de 3 salas de aula a somar às 5 salas que a Helpo já havia construído na comunidade de Teacane, distrito de Nampula, Moçambique.

Há 7 comunidades apoiadas pela Helpo em Moçambique que já beneficiam de um lanche escolar, que dá um aporte nutricional às crianças e é um grande incentivo ao aumento da frequência escolar!
O vídeo em questão é feito na província de Nampula pelo que se refere apenas a esta província. Nas duas províncias onde a Helpo trabalha (Nampula e Cabo Delgado), o projeto abrange 7 escolas e temos o objetivo para aumentar a distribuição do lanche de uma para duas vezes por semana.
“Kochukuro” a todos os que apoiam este projeto!

Toma lá o pão!

Há 7 comunidades apoiadas pela Helpo em Moçambique que já beneficiam de um lanche escolar, que dá um aporte nutricional às crianças e é um grande incentivo ao aumento da frequência escolar! O vídeo em questão é feito na província de Nampula pelo que se refere apenas a esta província. Nas duas províncias onde a Helpo trabalha (Nampula e Cabo Delgado), o projeto abrange 7 escolas e temos o objetivo para aumentar a distribuição do lanche de uma para duas vezes por semana. “Kochukuro” a todos os que apoiam este projeto!

3 novas salas de aula em Silva Macua

No dia 14 de Agosto de 2017, a aldeia de Salaué, também conhecida por Silva Macua, teve uma grande festa para celebrar a inauguração de 3 salas de aula, financiadas pela Helpo. Além da Directora Cândia, dos Serviços Distritais de Educação de Ancuabe, estiveram presentes todas as lideranças locais e a RTP fez a cobertura do evento. Os meninos e meninas da Escolinha Comunitária apresentaram as suas novas batas oferecidas pela PRIMESTAR, e presentearam-nos com uma brilhante atuação. Também o Grupo Cultural das mamãs fez a sua apresentação e o Núcleo de Karaté fez uma demonstração com os fatos oferecidos pela ACADEMIA ZEN. Os alunos desta Escola Primária Completa onde é distribuído lanche escolar, têm agora, com estas 3 salas de aula, 60 carteiras e depósito de água de 5000 Litros de água, mais razões para se sentir motivados para continuar a estudar.

Consignação de 0,5% do IRS

Graças ao apoio dos contribuintes, começámos por construir uma creche em 2014, duas escolas primárias completas em 2015 e 2016, respetivamente, e agora ousamos, também nós, sonhar e levar a realidade mais longe: com a contribuição dos contribuintes, este ano, queremos levar mais salas e luz à Escola Primária de Natôa e acrescentar-lhe, assim, salas de Escola Secundária e oferecer a quase duas mil crianças do Norte de Moçambique (província de Nampula), um passaporte mágico para mais 3 anos de escolaridade.

"Coisas de criança", campanha contra a exploração infantil

No Natal de 2016, a DDB Moçambique, em parceria com a Helpo, lançou a ação “Coisa de Criança”, com o intuito de consciencializar a população para a problemática da exploração infantil. Num grande supermercado em Maputo, foram inseridas ferramentas de trabalho pesado junto à secção de brinquedos, causando estranheza nos clientes que ali passavam. Uma etiqueta colada na ferramenta trazia o texto: “Esta ferramenta está no lugar errado? Milhões de crianças entre 5 e 14 anos também estão.” Os dados do trabalho infantil no mundo são alarmantes e em Moçambique chega a atingir cerca de 37% das crianças, que perdem a magia da infância já nos primeiros anos de vida. O valor angariado com esta ação reverteu para a compra de Presentes de Natal Solidários Helpo.