Helpo e Marco Chagas distribuem 110 Mozambikes

A RTP acompanhou a entrega de 110 bicicletas a alunos carenciados do distrito de Nampula, Moçambique. Veja a reportagem e perceba a diferença que uma bicilceta pode fazer na vida destas crianças. Nunca é demais agradecer a Marco Chagas, à Mozambikes e ao correspondente da RTP em Moçambique, Pedro Martins, toda a simpatia e disponibilidade na ajuda aos meninos das comunidades apoiadas pela Helpo. Estamos juntos!

Toma lá o pão!

Há 7 comunidades apoiadas pela Helpo em Moçambique que já beneficiam de um lanche escolar, que dá um aporte nutricional às crianças e é um grande incentivo ao aumento da frequência escolar! O vídeo em questão é feito na província de Nampula pelo que se refere apenas a esta província. Nas duas províncias onde a Helpo trabalha (Nampula e Cabo Delgado), o projeto abrange 7 escolas e temos o objetivo para aumentar a distribuição do lanche de uma para duas vezes por semana. “Kochukuro” a todos os que apoiam este projeto!

6 novas salas de aula graças aos 0,5% do IRS dos portugueses

A Helpo construiu mais 6 salas de aula na comunidade de Natoa, no Distrito de Rapale, Província de Nampula. Este apoio foi possível graças à consignação de 0,5% do IRS dos contribuintes portugueses. A Helpo tem vindo a alocar os donativos recolhidos com a consignação do IRS à construção de estruturas escolares no Norte de Moçambique, sendo que se propõe, com o valor dos contribuintes do ano de 2017, construir, este ano, mais 6 salas de aula, 3 na comunidade de Maunha e 3 na comunidade de Munimaca, ambas no distrito de Nampula. A Helpo já construiu, desde 2008, 58 salas de aula em alvenaria. Mais uma vez, a cruzinha no sítio certo voltou a fazer a diferença para milhares de crianças!

Exposição "Sonha, Vive e Sente..."

A inauguração da exposição "Sonha, Vive e Sente..." teve lugar no dia 17 de fevereiro, no Descobertas Boutique Hotel, na Ribeira do Porto. A mostra é composta por 20 fotografias, captadas por Ana Borges, que em outubro passado esteve em Moçambique com a Helpo. A receita das vendas reverte para os projetos que a Associação implementa.

Ngoma, a mais recente comunidade apoiada pela Helpo

Ngoma, situada a cerca de 40km da capital da província de Cabo Delgado, Pemba, é a mais recente comunidade apoiada pela Helpo. A Escola Primária Completa de Ngoma tem aproximadamente 430 alunos e possui apenas uma sala de aula em alvenaria. Assim, ainda persistem desafios para alcançar as condições mínimas para a ocorrência normal do processo de ensino e uma aprendizagem tranquila e motivadora para as crianças. Através do Programa de Apadrinhamento de Crianças à Distância vai ser possível prestar o apoio mínimo necessário à comunidade.